quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Análise de reportagens sobre a GM

Por: Tatiane Martins (Opinião)

Na terça-feira, 17 de fevereiro, foram publicadas em vários sites da Internet reportagens que tratavam sobre o pedido de empréstimo da GM ao governo norte-americano, sem o qual não conseguiria se manter aberta.

Esta notícia teve destaque no portal UOL a partir das informações da agência EFE, e apesar de promover a interatividade com ferramentas como a cotação das bolsas de valores pelo mundo, do dólar e informações sobre investimento em ações, a reportagem expõe muitos números e pouca objetividade, o que faz com que somente pessoas que entendem de economia possam efetivamente traduzir que mensagem ela pretende passar.

Já no portal G1, a mesma reportagem é encontrada de forma mais simples de se compreender a situação financeira da empresa em questão, porque, além de números, ela dá informações adicionais sobre o assunto, como os problemas que já vinham sendo enfrentados pela General Motors e o que pode acontecer com ela se continuar sofrendo com os efeitos da crise mundial. No entanto, o site perde em interatividade quando oferece, de forma adicional, somente outras notícias sobre o assunto e um espaço para serem feitos comentários.
-
Porém, o melhor portal na cobertura dessa notícia foi o do jornal O Globo, que contando com informações da agência Reuters e provavelmente do que seria publicado no dia seguinte no impresso, elaborou uma matéria em que contava com vários detalhes sobre o assunto e tudo explicado de uma forma muito clara em que todos os internautas conseguiam entender. Além disso, o site conta com uma interatividade muito grande, onde podemos encontrar outras notícias relacionadas, dicas sobre investimentos, dúvidas freqüentes solucionadas com a ajuda de especialistas, a cotação das bolsas de valores e do dólar, enquetes, pesquisas de opinião, blogs com mais informações sobre a crise, links úteis para acessar facilmente sites como o da Bovespa, entre outros.

Nenhum comentário: