quarta-feira, 1 de julho de 2009

Deputado apresenta proposta de um 3º mandato para Lula

Por Leonardo Magalhães (Opinião)

Em meio ao período turbulento que o Senado atravessa, o deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE) apresentou nesta quinta feira (28), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que possibilitaria um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o sucesso do projeto, que já conta com 171 assinaturas, estima-se que seja realizado ainda este ano um plebiscito para constatar se a população está de acordo ou não com um terceiro mandato para o presidente, que estenderia seu governo por mais quatro anos.

A justificativa adotada pelo deputado para a elaboração da emenda, é o estado de saúde da ministra Dilma Rousseff, apontada como sucessora de Lula a presidência, e que há pouco tempo descobriu ter um câncer linfático, iniciando imediatamente os tratamentos. mas alega que os governistas devem, sim, pensar num terceiro mandato do presidente Lula. O deputado pretende conseguir mais assinaturas até o fim do mês, para protocolar a PEC na Câmara. Para ser válida nas eleições de 2010, a proposta precisa ser aprovada até setembro deste ano.

Mesmo antes do surgimento da ideia de um terceiro mandato, as pesquisas mostravam que a população está satisfeita com o atual governo de Lula, que tem 80% de aprovação. Uma pesquisa realizada em março deste ano, apontou que a ministra Dilma Rousseff, mesmo tendo o apoio de Lula para ser eleita, possui apenas 3,6 % das intenções de voto. O presidente lidera com 16,2 %, seguido do atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 8,8 % das intenções de voto. Lula por sua vez é inteiramente contrário a ideia, como reafirmou esta semana na China:

- “Eu não discuto esta hipótese (de terceiro mandato). Primeiro, porque não haverá um terceiro mandato, e segundo, porque ela (a ministra Dilma) está bem”, disse o presidente.

Essa medida proposta por Jackson Barreto é anti-ética, além de proibir o direito do povo de escolher seus representantes, princípio fundamental de uma democracia. Há outros pontos na Constituição que poderiam ser modificados, a fim de promover maior igualdade social. Este tema por sinal vem sendo deixado de lado. Este novo mandato para um presidente que completará oito anos no poder, é uma violação a conduta do país, que desde o término da Ditadura Militar, pôde eleger de forma direta seus governantes.

A Venezuela por exemplo, é um país que transita por mandatos sucessivos de seu líder, Hugo Chávez, que está no poder há dez anos. O regime político que ele instaurou é autoritário, sufocante e repressor, e tem como fator “sustentável” a intensa ligação de Chávez com as classes mais abastadas. Segundo a revista VEJA, os venezuelanos gostam de Chávez por três motivos: Primeiro, porque ele se parece com as pessoas do "povo", já que é mestiço. Segundo, porque acreditam que ele dá voz aos pobres. E terceiro, porque as pessoas vêem nele os valores morais, familiares e religiosos que mais prezam. Lula assim como Chávez tem essa aproximação com os setores mais pobres da população, que são suas maiores fontes de voto. Estando mais tempo no poder, o atual presidente do Brasil poderia ser comparado ao venezuelano, não por governar de forma autoritária, mas pelo “cansaço” imposto ao povo, já que completaria doze anos a frente da nação.

Saiba mais:
Proposta sobre terceiro mandato é desarquivada
Risco de 3º mandato de Lula é real
Veja algumas opiniões sobre o governo de Hugo Chávez

Enquete:
Na sua opinião, quem deveria assumir a presidência em 2010?
( ) A ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, que já demonstrou ser uma mulher forte como governante, além de ser do mesmo partido de Lula, o PT.
( ) O atual governador do Estado de São Paulo, José Serra, que desempenha um bom trabalho e tem vasta carreira política, incluindo a disputa das eleições de 2002, em que perdeu para Lula no segundo turno.
( ) Luís Inácio Lula da Silva deveria continuar na presidência, para que tenha tempo hábil de desenvolver novos projetos de desenvolvimento para o país.

Fórum:
Na sua opinião, a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luís Inácio Lula da Silva, seria uma atitude anti-democrática? Comente.

Nenhum comentário: