terça-feira, 7 de abril de 2009

Senado tem excesso de funcionários em cargos de direção

Por: Tatiane Martins (Brasil)
-
Um mês após ser eleito presidente do Senado, José Sarney (PMDB – AP), tem que enfrentar o seu primeiro desafio: o excesso de diretorias no Senado. Foram confirmadas as denúncias de que 136 secretários e subsecretários ocupam cargos de direção na Casa. É um diretor para cada 19 funcionários ou quase dois para cada senador.
-
Fazendo uma comparação com o número absurdo de funcionários do Senado, a Petrobras, por exemplo, possui seis diretores, e a Vale, apenas sete executivos, além de um para cada departamento.
-
Sarney pediu que todos os diretores se demitam dos cargos. Dois deles já haviam sido afastados pelo Senador, por denúncias de omissão de seu patrimônio pessoal na declaração de renda: Agaciel Maia, diretor geral da Casa e João Carlos Zoghbi, diretor da Secretaria de Recursos Humanos. Outros três ainda podem ser afastados por terem parentes empregados por empresas prestadoras de serviço ao Senado. O caso será investigado pelo primeiro secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM – PI), que pediu um levantamento dos funcionários terceirizados, e afirmou que ninguém será punido ainda, pois não se sabe se mais alguém burlou a lei antinepotismo.
-
O presidente do Senado irá anunciar oficialmente a decisão de afastamento dos diretores durante a reunião da mesa diretora, em que também apresentará junto com a Fundação Getúlio Vargas um plano de reestruturação da Casa, que pretende diminuir os gastos e otimizar os investimentos.
-
A decisão de Sarney foi recebida com surpresa, principalmente pelos seus adversários na disputa pela presidência do Senado:
-
- Minha única ressalva é que parece que o presidente do Senado está tendo uma reação aos episódios. – declarou o líder do PDT, Osmar Dias (PR).
-
Porém, Sarney negou que sua decisão enérgica seja uma resposta a onda de denúncias que atingem o Senado desde que assumiu a presidência.
-
- Isto já estava previsto dentro das nossas ações. – retificou.

-
Saiba Mais:
-
-
-
-
-
Enquete:
-
Você acha que o nepotismo, o ato de empregar parentes em cargos públicos, é uma atitude errada dos Senadores? Se você estivesse no lugar deles, faria diferente? Vote aqui:
-
( ) Sim, não se deve colocar alguém sem experiência numa função só porque é parente.
-
( ) Se a pessoa for capacitada, não vejo problemas.
-
( ) Não, eu faria o mesmo, prefiro que sejam pessoas conhecidas a trabalhar comigo.
-
-
Fórum:
-
O que você faria para acabar com o nepotismo e o excesso de cargos no Senado? Que medidas você tomaria para evitar que esses casos fossem tão frequentes e reincidentes em nosso país? Opine aqui:
-
-

Nenhum comentário: