quarta-feira, 27 de maio de 2009

Justiça suspende sitema de cotas nas universidades Fluminenses

Por Marina Araújo (opinião)
Na última segunda-feira (25/06), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro decidiu suspender a lei que prevê o sistema de cotas para o ingresso de estudantes carentes nas universidades do Estado (UERJ, UEZO e UENF), concedendo uma liminar ao deputado Flávio Nantes Bolsonaro (PP) que classificou a lei como discriminatória e não atinge os seus objetivos.
Bem, aposto que para as classe que sempre pagaram cursos preparatórios que possuem uma mensalidade de no mínimo um salário mínimo para tentar ingressar numa universidade pública ou fica durante meses "parado" para estudar, é discriminação. E para quem não tem condições de pagar curso e sequer pode ser dar ao luxo de ficar estudando em vez de trabalhar para ajudar a família e não possuem nenhum curso e ensino médio de qualidade oferecidos pelo Governo para poderem ingressar na universidade sem o sistema de cotas, do que pode chamar isto? Discriminação.
Pois, além do Governo não se importar em gastar suas preciosas verbas para oferecer ensino de qualidade, prefere construir Cidade da Música, e a lei, que não mexe no dinheiro do governo ainda assim é motivo de alvoroço. Para quem entrou na universidade sem precisar de muitos esforços, a lei não ofende. Temos que retornar ao velho ditado, muitos políticos somente defendem as próprias classes sociais. Até mesmo os argumentos fracos do deputado deixam isto claro. Pior foi o Tribunal de Justiça que concordou com isso.
Anticonstitucional é não oferecer ensino de qualidade, isso que discrimina o cidadão, em pagar os impostos, não ter nenhuma condição de pagar uma boa escola e não ter o direito ao ensino, um bom ensino e muito menos de conseguir entrar numa universidade, as escolas públicas estão causando medo nos pais, será que o filho terá um bom futuro estudando lá? ou será aprovado sem fazer prova? chegam no vestibular levando susto, se perguntando "de onde saiu esta questão? nunca ouvi falar nisto!" quem nunca passou por isto numa prova? mas se procurarmos nas apostilas do grandes cursos e livros de colégios particulares, não é difícil encontrar.
Vejam, até mesmo as universidades que os jovens tanto querem ingressar estão deixando a desejar, essas mesmas, do sistema de cotas, possuem determinados cursos que são dispensáveis, que quase sobram vagas. A lei é a prova da preguiça do Estado de investir, mas como os que são favorecidos não possuem nada melhor que isto para poderem ingressa na faculdade, eles aprovam ela, vêem como uma salvação. E os poucos que se sentem discriminados vão fazer o que? Entrar para a política? Já que não precisa de diploma?


Fórum: Opine sobre a, lei, a decisão do TJ e os argumentos utilizados pelo deputado.


Enquete: Se você se encaixasse nos perfis de estudantes incluídos no sistema de cotas, o usaria?
( ) Sim
( ) Não


Saiba mais:
Uerj quer derrubar liminar que suspendeu o sistema de cotas
Governo do Rio vai entrar com recurso contra liminar
Recurso contra liminar que suspendeu cotas será julgado na próxima segunda

Nenhum comentário: