sábado, 30 de maio de 2009

Jornalismo Participativo

Por: Joyce Felipe (opinião)

Tirei a foto de uma árvore perto de minha casa que foi derrubada pelo vento há mais de um ano e está presa pelos galhos na fiação elétrica e nos galhos de outra árvore. Fiz a matéria sobre o arbusto e tentei enviar a dois sites de jornalismo participativo: no Vc repórter (do portal Terra) e no Eu-repórter (do site do jornal O Globo).


Vc repórter (Terra):

Tentei clicar três vezes no link, mas só consegui acessar o site após digitar na barra de endereços. As notícias são de várias partes do Brasil. Um site com várias abas: destaques, notícias, como enviar, dicas, envie agora. Em “Como Enviar”, as instruções são bem explicadas, contando com ilustrações; ideal para quem ainda é um pouco leigo no mundo digital. Na aba “Dicas”, conselhos práticos para se fazer um bom texto, uma boa foto ou um bom vídeo.

Para se cadastrar, é obrigatório o envio de algum material, além de ler um termo de responsabilidade (que na ficha está como “Cessão de Direitos sobre obras fotográficas, audiovisuais ou artísticas”). Após ler esse termo, o botão “Sim, autorizo a utilização do material” é disponibilizado para ser clicado e, depois, poder enviar o material.

Nas reportagens divulgadas, primeiro, é mostrado o texto do leitor junto com a foto. Depois o site convida o internauta a mandar notícias de situações parecidas. Logo após, vem um texto de um jornalista do portal, que divulga as explicações dadas pelas autoridades através de assessorias.
Neste site, a matéria foi enviada normalmente, mesmo com a conta de e-mail de outro portal.


Eu-repórter (O Globo):

O acesso foi um pouco mais fácil. O site é mais simples e as notícias são todas do Rio de Janeiro. O link “como participar” abre uma nova janela, que divulga regras de participação, como autoria do texto, mensagens preconceituosas e termo de compromisso; além da quantidade máxima de caracteres para o texto e de megabytes para os anexos.

Para se cadastrar, é necessário que se abra uma conta no portal., assim como ler uma notícia do eu-repórter. O site está aberto a comentários sobre as notícias enviadas.

Quando fiz o cadastro, fui informada de que a validação do cadastro estava no meu e-mail. Não consegui abrir o e-mail justamente porque não este não era validado. Tentei me cadastrar com uma conta que eu já tinha (de outro site), mas foi em vão. Verifiquei meu e-mail duas horas após o cadastro (que é o que o site pede) e não recebi nenhuma mensagem. Então, desisti de divulgar a notícia no portal.

Nenhum comentário: