quarta-feira, 27 de maio de 2009

Considerações sobre o jornalismo participativo

Por: Thaís Santana

Mais do que uma tendência, o jornalismo colaborativo é uma realidade. Desde o final da década de 1990 - com o boom da internet, seguido pela febre dos blogs – a prática jornalística vem sofrendo reconfigurações, principalmente no que diz respeito à interatividade com seu público. Pode-se falar numa abertura aos leitores/espectadores, no sentido de que estes, agora, deixam de apenas receber a notícia e passam a participar ativamente da construção do conteúdo noticioso dos sites.

Nesse contexto, a internet disponibiliza ferramentas como o Citizen News, do YouTube, que segundo o site Jornalistas da Web é “um canal de notícias cidadãs em forma de videoblog e cujo objetivo é destacar alguns dos melhores conteúdos noticiosos produzidos pelos usuários e publicados no site (YouTube)”.

Mais conhecidas e voltadas especificamente ao jornalismo colaborativo na internet são as páginas Eu-Repórter, do jornal O Globo On-Line, e Vc Repórter, do portal de notícias Terra. Ambas permitem o envio e possível publicação de informações específicas de lugares aos quais os grandes veículos não chegam, seja por falta de tempo, de recursos ou de equipe. Também podemos citar o Vc no RJTV - disponível na página do telejornal local da TV Globo -, no qual o usuário envia vídeos de acontecimentos que podem ser veiculados na edição televisiva.

O envio de conteúdo segue alguns critérios, mas está pautado basicamente num processo simples de cadastro e na aceitação do usuário para os termos de compromisso e cessão de direitos autorais. São solicitadas informações como nome completo, apelido (ou nome para crédito autoral), e-mail, telefones etc. O Globo On-Line vai mais longe: pede ao candidato a colaborador que especifique qual é o seu grau de instrução; talvez como um primeiro critério de filtragem do conteúdo a ser publicado. O Terra oferece, ainda, dicas de como otimizar o conteúdo multimídia a ser enviado.

São vários os assuntos tratados nas matérias publicadas nestas seções, abordando preferencialmente acontecimentos locais. Locais, aqui, se referem não apenas ao Rio de Janeiro, mas também a outros lugares do mundo, como uma matéria do O Globo On-Line enviada por um leitor direto da Indonésia. Numa avaliação superficial, o Terra parece disponibilizar matérias que abrangem todo o país. Na seção Notícias, do Vc Repórter, aparecem assuntos referentes a vários estados e cidades do Brasil.

Entretanto, vale lembrar que, apesar de estar presente nos sites, o jornalismo colaborativo não deixa de ser isto: colaborativo. Ele não rouba o espaço das matérias “tradicionais” e nem oferece risco à profissão, pois não se trata do jornalismo propriamente dito. O conteúdo enviado não é imediatamente colocado no ar, visto que passa pelo crivo de profissionais responsáveis, que selecionam o que deve ou não ser publicado. Ou pelo menos é desta forma que deveria acontecer.

Nenhum comentário: