domingo, 24 de maio de 2009

Novas ferramentas de produção de conteúdo: Jornalismo Colaborativo

Por: Tatiane Martins (Opinião)
-
O Jornalismo Colaborativo é um novo formato de jornalismo que surgiu a partir do desenvolvimento da tecnologia e das mídias. O público que consome, hoje em dia, informação está cada vez mais exigente, e sente a necessidade de participar do processo de elaboração das notícias. Devido a isso, os veículos de comunicação têm tentado criar ferramentas que sejam multimídia e que possam permitir que o leitor interaja diretamente com a notícia.
-
A partir daí surgiu o jornalismo colaborativo, que consiste em matérias feitas e enviadas por leitores, que recebem o crédito por isso. Normalmente são sobre assuntos próximos aos mesmos, o que possibilita a interação leitor/leitor, em que um leitor transmite diretamente a informação a outros. Este processo é facilitado pela internet, que permite uma rápida e fácil forma de contato entre mídia e usuário.
-
O jornalismo colaborativo não deve ser confundido com os conteúdos colaborativos muito presentes nos meios de comunicação atuais. Eles compreendem vídeos, áudio, fotos, materiais em geral enviados por leitores ou espectadores e que promovem a participação dos mesmos, sem nenhum caráter efetivamente informativo. Um exemplo popular de site de conteúdo colaborativo é o You Tube, em que os usuários enviam qualquer tipo de vídeo para ser exibido na internet.
-
Apesar de ser uma ferramenta que atrai a grande participação de leitores, o jornalismo colaborativo possui suas armadilhas. Nenhum meio de comunicação deve divulgar uma informação enviada por um leitor sem antes confirmar, sobe pena de publicar uma notícia falsa, o que pode causar problemas para o veículo e prejudicar sua credibilidade.
-
Um ponto importante de se ressaltar é que o jornalismo colaborativo não pode ser comparado ao jornalismo clássico. Eles têm estilos de texto diferente, visto que os leitores não têm conhecimento para escrever textos jornalísticos, e enviam o material de acordo com o seu conhecimento, tendo normalmente um caráter de denúncia.
-
Alguns exemplos de sites que possuem ferramentas de jornalismo colaborativo são: Minha Notícia (IG), VCnoG1 (G1), Leitor Repórter (Jornal do Brasil), Eu-Repórter (Extra), Vc Repórter (Terra), Eu-Repórter (O Globo), entre outros.
-
Os dois últimos sites citados são os mais populares dentre os que trabalham com jornalismo colaborativo, porém podemos notar algumas diferenças. O Vc Repórter, do Terra, agrega matérias de interesse público voltada para o país inteiro, por isso normalmente são publicados assunto relevantes para moradores de qualquer localidade do país. No entanto, é muito fácil o processo de envio de material, sendo necessário somente preencher alguns dados pessoais, e conteúdos como foto, áudio e vídeo já podem ser mandados juntamente com os textos. Algumas características interessantes desse site são a possibilidade de se enviar matérias através do celular, e uma sessão com dicas de como produzir um material com qualidade próxima a jornalística.
-
Já o Eu-Repórter, do site do jornal O Globo, por ser um veículo carioca, publica notícias do Rio de Janeiro, e tem um caráter, além de informar mais rapidamente acontecimentos recentes sem a necessidade de se mandar equipe ao local, serve como uma prestação de serviços, onde as pessoas podem denunciar problemas de infra-estruturais da cidade, por exemplo. O processo para se enviar conteúdo também é muito fácil, é necessário somente fazer um cadastro, que dará também outros direitos ao usuário, como acessar determinadas áreas do site. Dependendo da relevância e interesse da notícia, ela pode ser publicada no mesmo dia do envio. Por caráter experimental, eu enviei uma matéria no dia 20 de maio, que foi publicada horas depois e comentada por muitos internautas, o que prova a facilidade e a interatividade da ferramenta.
-
Assim, podemos concluir que o jornalismo colaborativo é um estilo que funciona bem para as necessidades dos consumidores de informação atuais, e que para atrair cada vez mais leitores e espectadores os veículos devem investir em modernizar essas páginas que são um grande atrativo para o público e garantem grande audiência e fidelidade.
-

Nenhum comentário: