Com o surgimento das novas tecnologias, como, por exemplo, a Internet, o mundo passou da era analógica para a digital. As barreiras entre espaço e tempo reduziram consideravelmente entre as pessoas, o que permitiu um maior entrosamento entre os indivíduos e o aumento na circulação de informações neste espaço virtual.
O jornalismo então teve que se adaptar a este novo ambiente. Pois não poderia utilizar a mesma postura adotada com os periódicos e programas televisivos. Visto que a internet é um campo vasto onde permite aos seus usuários uma liberdade de expressão através de canais como: blogs, sites individuais, sites de relacionamento no qual o internauta produz e reproduz conhecimento, informações, notícias e opiniões sobre assuntos tanto nacionais quanto internacionais.
Então o jornalismo na era digital criou novas ferramentas que permitissem o seu ingresso neste novo local tão abrangente. Ele começou a abrir espaço para a opinião pública, mostrando que o conhecimento e as idéias/sugestões dos internautas eram bem-vindos. O relacionamento entre estes dois pólos fez com que surgisse um novo jornalismo: cooperativo, interativo – não existindo mais o sujeito passivo – participativo e dinâmico.
O jornalismo também teve que ajustar o seu telejornalismo, o jornal, porque a internet englobou todas as mídias tradicionais: TV, jornal, rádio. O que permitiu ao usuário acesso a todos os produtos midiáticos num só local. No caso do telejornalismo, foi mandado para a internet tanto a grade das matérias como os vídeos delas, o mesmo aconteceu com a programação do rádio.
A era digital trouxe maior agilidade para a prática jornalística, fez com que as notícias cheguem a um maior número de pessoas nunca antes imaginado. Permitiu também uma cooperação entre usuários e jornalistas tanto na produção quanto vinculação de notícias. Até agora não se sabe até onde irão os domínios da Internet, mas pode ter certeza de que o jornalismo será capaz de acompanhar todas as mudanças neste mundo virtual.
O jornalismo então teve que se adaptar a este novo ambiente. Pois não poderia utilizar a mesma postura adotada com os periódicos e programas televisivos. Visto que a internet é um campo vasto onde permite aos seus usuários uma liberdade de expressão através de canais como: blogs, sites individuais, sites de relacionamento no qual o internauta produz e reproduz conhecimento, informações, notícias e opiniões sobre assuntos tanto nacionais quanto internacionais.
Então o jornalismo na era digital criou novas ferramentas que permitissem o seu ingresso neste novo local tão abrangente. Ele começou a abrir espaço para a opinião pública, mostrando que o conhecimento e as idéias/sugestões dos internautas eram bem-vindos. O relacionamento entre estes dois pólos fez com que surgisse um novo jornalismo: cooperativo, interativo – não existindo mais o sujeito passivo – participativo e dinâmico.
O jornalismo também teve que ajustar o seu telejornalismo, o jornal, porque a internet englobou todas as mídias tradicionais: TV, jornal, rádio. O que permitiu ao usuário acesso a todos os produtos midiáticos num só local. No caso do telejornalismo, foi mandado para a internet tanto a grade das matérias como os vídeos delas, o mesmo aconteceu com a programação do rádio.
A era digital trouxe maior agilidade para a prática jornalística, fez com que as notícias cheguem a um maior número de pessoas nunca antes imaginado. Permitiu também uma cooperação entre usuários e jornalistas tanto na produção quanto vinculação de notícias. Até agora não se sabe até onde irão os domínios da Internet, mas pode ter certeza de que o jornalismo será capaz de acompanhar todas as mudanças neste mundo virtual.
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