quarta-feira, 25 de março de 2009

Ex-aluno dispara contra escola na Alemanha


Por: Leonardo Magalhães (Mundo)

Na última quarta-feira (11/03), um ex-aluno de uma escola secundária de Winnenden, cidade do sudoeste da Alemanha, próxima a Stuttgart, abriu fogo no local fazendo várias vítimas. O suspeito identificado por Tim K., de 17 anos, invadiu a escola pela manhã, usando máscara e um uniforme militar preto, e iniciou o tiroteio. A ação deixou 16 mortos, sendo pelo menos 11 mulheres, e mais mais dez feridos. Segundo autoridades locais, o jovem teria mirado na cabeça das vítimas, mas atirou indiscriminadamente.

Testemunhas alegam que o rapaz atirou em pelo menos três salas de aula, sem dizer nada, embora já tivesse anunciado o crime na internet. Entre os mortos na escola, estão oito alunas e um aluno, com idade entre 16 e 17 anos, e três professores.

Em tentativa de fuga, o adolescente fez um motorista refém, e o obrigou a dirigir rápido por boa parte do caminho. Em seguida liberou o motorista e continuou caminhando sozinho até chegar à uma concessionária de automóveis onde faria mais duas vítimas, antes de se matar, segundo a polícia. Na perseguição, que terminou na cidade vizinha de Wendlinger, os policiais utilizaram até helicópteros.

Na casa do assassino foram encontradas mais 18 armas, de posse legal. O rapaz era filho de empresário e havia deixado a escola há dois anos, sem nunca ter aparentado comportamento anormal ou violento.

Saiba mais:

Tiroteio deixa 27 feridos em Emsdetten, na Alemanha, em 2006

Veja cronologia dos principais tiroteios em escolas

Enquete:

O que leve um jovem a cometer um crime de tamanha brutalidade?
( ) A liberdade dada pelos próprios pais
( ) Influência da mídia

Fórum:

De que forma o governo deve se posicionar para coibir futuros ataques?

quarta-feira, 11 de março de 2009

Tiroteio na Alemanha deixa pelo menos 15 mortos

Por: Joyce Felipe (Mundo)

Segundo fontes oficias, pelo menos nove alunos e três professores foram mortos na quarta-feira (11/03) depois que um jovem armado abriu fogo em uma escola secundária em Winnenden, cidade próximo a Stuttgart, no sudoeste da Alemanha. O franco atirador disparou a arma e feriu várias pessoas - entre elas, dois policiais - e depois cometeu suicídio. Segundo a polícia, o jovem invadiu a escola às 9h45 (horário local) e começou a atirar aleatoriamente. Outras dez pessoas ficaram feridas. O suspeito de cometer o crime - um ex-aluno de 17 anos identificado como Tim K. - teria atirado em mais uma pessoa que estava próxima a uma clínica nos arredores da escola e fugiu a pé em direção ao centro da cidade.

Durante a fuga, o atirador fez um motorista de refém, que foi liberado pouco tempo depois. Para capturar o fugitivo, a polícia realizou uma mega operação que contou com helicópteros da polícia, cães farejadores e centenas de agentes. Os motoristas da região foram alertados pela polícia a evitar as autoestradas. A imprensa da Alemanha informou que o atirador, que vestia roupas de combate preta e portava uma metralhadora, havia abandonado a escola no ano passado.

O jovem morreu durante troca de tiros com a polícia em um supermercado em Wendlingen, cidade vizinha a Winnenden. No tiroteio outros dois civis também teriam morrido.

As demais escolas da cidade foram fechadas. Ainda de acordo com a imprensa alemã, a polícia fez buscas na casa do jovem, cujo pai mantém uma coleção de armas. O jornal local de Winnenden informou que o jovem era fichado pela polícia.

O número de mortos pode chegar a 18 pessoas, incluindo o franco-atirador. De acordo com um porta-voz do ministério do Interior no Estado de Baden-Wuerttemberg, "Nós temos que supor um número de mortos que está em dois dígitos". Este está sendo considerado o pior incidente do gênero em sete anos, segundo a agência Reuters. Os alunos mortos tinham idades entre 16 e 17 anos.

Winnenden é uma cidade de 27 mil habitantes no estado de Baden-Wuerttemberg, no sudoeste da Alemanha.


Saiba mais:
Como tudo se terá passado no massacre de Winnenden
Massacre em escola alemã (com video)
Os principais masssacres em escolas e universidades

Enquete:
Um motivo para essa chacina seria:
( ) bullying
( ) excesso de violência na mídia e nos games
( ) o próprio caráter do rapaz

Fórum:
O pai do adolescente atirador possui uma grande coleção de armas em casa. O porte de armas influencia tal comportamento nos jovens?

Jovem mata 16 em escola na Alemanha

Por: Camilla Fernandes (Mundo)

Jovem de 17 anos,usando máscara e roupa de combate preta, matou nove alunos e três professores, e outras vítimas não contabilizadas no colégio Albertville, sudoeste da Alemanha. Depois perto de uma clínica, ele fez a sua 13ª vítima. O tiroteio começou as 9h45m na escola , na cidade de Winnenden.

Durante a fuga, ele acabou morrendo numa troca de tiros com os policiais em um supermercado, cerca de 40 quilômetros do local do massacre. O que acabou aumentando o número para 16 mortos, incluindo o do atirador, identificado com Tim.K. O porta-voz da polícia Rainer Koeller informou que ainda não sabe se o ex-aluno da escola cometeu suicídio ou se foi morto pelas autoridades.

Foram feitas buscas na casa do adolescente, onde descobriram que o pai do atirador possui uma grande coleção de armas.

Durante a perseguição ao supeito, foi decretado um toque de recolher e todas as escolas foram fechadas, até que a situação se normalize. Os feridos foram socorridos por ambulâncias e carros do corpo do bombeiros.

Saiba mais:

Os principais massacre em escolas e universidades

Homem mata dez pessoas e se suicida no Alabama

Enquete:
Porque cada vez mais jovens estão portando armas? Qual o motivo que os levam a cometerem crimes desta natureza?

( ) Os jovens tem acesso as armas, devido a facilidade de adquiri-las em lojas, supermercados. Acreditam que por estarem armados, podem resolver qualquer problema.

( ) Para mostrar sinal de superioridade. E esses crimes acontecem devido a falta de diálogo entre pais e filhos. Tanto a estrutura familiar quanto a sociedade estão em crise, o que favorece esta onda de violência.

Fórum:
Como deve melhorar o sistema de segurança nas escolas, para que casos como esses não voltem a acontecer?

15 mortos em escola na Alemanha

Por: Octávio Degani (Mundo).

O ataque a tiros feito por um jovem de 17 anos, na escola Albertville da cidade alemã de Winnenden, deixou pelo menos 12 mortos e dez feridos. As outras três pessoas foram mortas durante a perseguição da polícia ao atirador.
Os motivos que levaram Tim K – como o assassino foi identificado pelo Ministério do Interior – a cometer o crime, não foram esclarecidos. Ainda não foi divulgado se ele foi morto pela polícia local ou cometeu suicídio.

O último caso semelhante na Alemanha ocorreu em novembro de 2006, quando um homem mascarado, com rifles e explosivos, atacou uma escola na cidade de Emsdetten, no oeste do país, ferindo 11 pessoas e depois cometendo suicídio.


Saiba Mais

Outros ataques em escolas pelo mundo

Enquete


Seria esse jovem o único culpado? Você acredita que o país ou a família tem alguma parcela de culpa num acontecimento como esse?

( ) Sim

( ) Não

Fórum

Na sua opinião, o que leva um jovem de 17 anos a cometer um crime como esse?






Ex-aluno de 17 anos mata 15 em ataque a escola na Alemanha

Por: Vinicius Pimenta (Mundo)

Pelo menos 15 pessoas morreram e outras dez ficaram feridas após um ataque a tiros em uma escola da cidade alemã de Winnenden, cerca de 20km ao nordeste de Stuttgart, nesta quarta-feira (11/03), segundo informações da agência Reuters. O atirador, um ex-aluno identificado como Tim K., teria 17 anos e morrreu em confronto com a polícia.


De acordo com a CNN, o agressor foi descrito por autoridades locais como "um homem de 1,80m fortemente armado". Vestindo um uniforme militar preto, ele entrou na escola de Ensino Médio Albertville-Realschule Winnenden por volta das nove e meia da manhã no horário local e iniciou o ataque que durou cerca de dois minutos. Cerca de mil alunos assistiam aulas naquele momento.

Ele matou nove estudantes e três professores na escola, além de uma pessoa que passava na rua no momento da fuga, antes de roubar um carro e levar o motorista como refém. Perseguido pela polícia, iniciou novo tiroteio em frente a uma loja a cerca de 40km do local dos primeiros disparos. Dois pedestres foram atingidos e morreram na hora e dois policiais ficaram gravemente feridos. O criminoso também acabou morto. Ainda não está claro se ele foi atingido pela polícia ou cometeu suicídio, segundo Rainer Koeller, porta-voz da polícia alemã.

A chanceler alemã Angela Merkel fará um pronunciamento sobre o caso. Representantes do governo disseram que estão "profundamente chocados" com o incidente.


Saiba Mais:

Polícia investiga pai do atirador

Veja todos os detalhes da tragédia

Relembre outros casos de massacres em escolas pelo mundo


Enquete:

Você acredita que o acesso mais fácil a armas de fogo é determinante para o acontecimento de casos desse tipo?

( ) Sim, pois ter uma arma ao alcance pode dar mais coragem para o potencial agressor.

( ) Não, o problema está na pessoa e não na arma. O agressor conseguiria fazer um ataque de qualquer forma.


Fórum:

Na sua opinião, o que leva cada vez mais jovens e adolescentes a cometerem esses tipos de crimes violentos pelo mundo?

URGENTE: Ataque de franco atirador faz 10 vítimas fatais na Alemanha

Por: Camilla Fernandes (Mundo)
Nesta manhã de quarta-feira, na cidade alemã de Winnenden, a ação de um franco atirador resultou na morte de pelo menos 10 pessoas. De acordo com a rede CNN, o atirador foi alvejado e preso.

Jovem mata 12 em escola na Alemanha.

Por: Octávio Degani (Mundo)

Segundo informações do portal de notícias G1, um jovem de 17 anos, matou pelo menos 12 pessoas na cidade alemã de Winnenden. Durante a fuga, mais uma pessoa foi morta. Ainda não está claro se o atirador foi morto pela polícia ou se cometeu suicidio.

Jovem deixa pelo menos 16 mortos em ataque à escola na Alemanha

Por: Thaís Santana (Mundo)

De acordo com O Globo Online, pelo menos 16 pessoas foram mortas e outras ficaram feridas nesta quarta-feira num ataque de um jovem à escola secundária Albertville, na cidade de Winneden, na Alemanha. A maioria eram crianças; três eram professores. No UOl Notícias consta que o rapaz teria sido identificado como Tim K. A polícia local informou que o garoto, de 17 anos, estava mascarado e vestia roupa de combate preta quando invadiu a escola, por volta das 9h45 (hora local, 5h45 em Brasília), e iniciou os disparos. Inicialmente, acreditava-se que fossem 15 as vítimas fatais. Ainda segundo a polícia, o garoto seria um ex-aluno da Albertville.

Após o massacre, ele teria fugido de carro até um supermercado em Wendlingen, a cerca de 40 quilômetros da escola. Dois policiais ficaram feridos e mais duas pessoas morreram durante a fuga, inclusive o atirador. No entanto, o porta-voz da polícia, Rainer Koeller, disse que ainda não está claro se o rapaz se matou durante o tiroteio ou se foi morto por disparos de policiais.

Uma grande operação de busca teria se iniciado, com o auxílio de helicópteros que sobrevoaram a cidade de Winnenden, que tem pelo menos 27 mil habitantes e fica perto de Stuttgart, no sudoeste do país. Dezenas de ambulâncias e carros do corpo de bombeiros foram para o local do tiroteio. Todas as escolas foram fechadas, e o colégio atacado, que tem cerca de mil alunos, foi esvaziado.

Este não foi o primeiro caso de ataque a uma escola na Alemanha. Em 2006, um homem mascarado, com explosivos presos ao corpo e armado com rifles, abriu fogo em Emsdetten, ferindo ao menos 11 pessoas e se matando em seguida. Em 2002, um homem armado matou dois alunos, 13 professores e um policial num colégio em Erfurt.

Na terça-feira, um homem matou dez pessoas no estado Alabama, nos Estados Unidos, entre elas a mãe, os avós,a tia e o tio, além da mulher e do filho de um vice-xerife e outras três pessoas. O rapaz, identificado como Michael McLendon, se matou em seguida.

Saiba mais:

Enquete:
Qual deveria ser a punição para um criminoso como este rapaz:

( ) Ele deveria morrer mesmo, já que causou sofrimento em tanta gente
( ) Caso ele não fosse morto, deveria passar por tratamento psicológico
( ) Os pais e a sociedade também deveriam ser responsabilizados

Fórum:
Por que você acha que esse tipo de coisa ainda acontece?

Jovem mata 15 pessoas em escola alemã

Por: Aline Mendes (Mundo)
Um ex-aluno iniciou um ataque a tiros na escola Albertville, na cidade de Winnenden, a cerca de 20 km de Stuttgart na Alemanha, na manhã desta quarta feira. Ele matou pelo menos 15 pessoas em três lugares diferentes, segundo a polícia local.
De acordo com as informações, a idade do rapaz é de 17 a 25 anos. Após abrir fogo, ele fugiu levando um refém no carro, mas acabou morrendo no tiroteio com a polícia, a 40 km da escola. Ainda não se sabe se ele foi morto ou cometeu suicídio.

Segundo o Ministério do Interior alemão, os motivos do crime ainda não foram esclarecidos. Testemunhas afirmaram que ele estava vestido com um uniforme militar preto e disparou sem falar nada antes. As vítimas tinham entre 16 e 17 anos, além de três professores. Outras 10 pessoas ficaram gravemente feridas.
Saiba mais:

Enquete:

Você é acha que uma lei mais rigorosa sobre a compra de armas de fogo ajudaria a combater ataques desse tipo?

( ) Sim, se estiverem desarmados não poderam cometer crimes como esse.

( ) Não,se a pessoa quiser cometer crimes, sempre vai achar um jeito para se armar.

Fórum:

Você acredita que os pais deste jovem têm algum tipo de responsabilidade numa ação como esta?


URGENTE - Jovem mata 15 pessoas em escola da Alemanha

Pelo menos 15 pessoas foram mortas por um franco-atirador em um escola da Alemanha nesta quarta-feira. O atirador - um suposto ex-aluno do colégio, de 17 anos - morreu durante a fuga.

URGENTE: Jovem mata 10 em ataque à escola na Alemanha

Por: Thaís Santana (Mundo)

De acordo com informações da rede de notícias CNN, cerca de 10 pessoas foram mortas na ação de um jovem atirador numa escola da Alemanha. Ainda segundo a CNN, ele teria sido morto por policiais em seguida.

Jovem mata 15 pessoas em uma escola na Alemanha

Por: Marina Araújo (Mundo)

Na manhã desta quarta-feira (11/03), um jovem alemão de 17 anos matou a tiros 15 pessoas numa escola chamada Abertville em Winneden, uma pequena cidade de 27 mil habitantes do interior da Alemanha. O Ministério do Interior alemão informou que atirador se chama Tim K. e, de acordo com a imprensa alemã, durante a ação o jovem usava roupas de combate e também havia sido expulso da escola há pouco tempo.
O atirador iniciou os disparos ás 9:30 (5:30 em Brasília) e após o massacre que terminou ás 12:00, saiu de carro com um refém e em 30 minutos foi localizado pela polícia. Durante o confronto Tim foi ferido e logo em seguida cometeu suicído.

"Ele corria e disparava para todos os lados", informou a TV N24. Os habitantes da cidade estão alertados para não saírem de casa. O atirador matou 9 alunos, 3 professores e uma pessoa que estava em uma clínica vizinha enquanto saía do local com um refém de carro, a maioria das vítimas são mulheres, segundo a agência Reuters. Os familiares dos mortos estão no local aguardando informações.

"Ele foi a escola e fez uma carnificina", disse Erwin Hetger, chefe de polícia do Estado do sudoeste da Alemanha. "Sou diretor de polícia em Baden-Wuerttemberg há 19 anos e não me recordo de nenhum ato tão terrível quanto este", completou.

Este não é o único caso de violência em escolas na Alemanha, em 2006, um caso ocorreu em uma escola em Emsdetten, região oeste do país, em que um homem feriu 11 pessoas e depois cometeu suicídio. E dois meses antes, um outro jovem de 22 anos atirou contra um diretor de uma escola e feriu outra pessoa em Freising, próximo de Munique, sul do país.


Saiba mais:

Enquete:
Você acredita que este tipo de comportamento de Tim K. está próximo de ocorrer com os jovens aqui no Brasil?
( ) Sim, pois a violência no Brasil está cada vez maior.
( ) Não, este comportamento geralmente ocore em uma cidade pequena de um país desenvolvido.

Jovem mata 15 pessoas em escola da Alemanha


Por: Tatiane Martins (Mundo)
-
Um jovem atirou e matou pelo menos 15 pessoas, nesta quarta-feira (11), na cidade de Winnenden, próximo a Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, segundo divulgou a polícia local. O atirador, identificado como Tim K. de 17 anos pelo Ministério do Interior do país, entrou na escola Albertville por volta das 9h30min (hora local) e abriu fogo contra os cerca de mil alunos que estavam no local. Depois do ataque, o suspeito fugiu de carro em direção ao centro da cidade levando um refém.
-
Nove alunos de 16 e 17 anos e três professores foram mortos no ataque à escola. Mais três pessoas foram baleadas durante a tentativa de fuga. O número de feridos chega a dez pessoas, que estão em estado grave.
-
A polícia alemã divulgou que o atirador teria sido morto em uma troca de tiros em frente a um supermercado em Wendlinger, a 40 quilômetros do massacre. Porém, ainda não se sabe se o assassino se suicidou.
- -
Segundo informações das agências internacionais, o jovem seria ex-aluno da escola e teria sido expulso por forjar um atestado médico. Ele também fazia parte de um clube de armas, e tinha dois revólveres em seu nome. A polícia ainda não sabe a motivação do crime.
-
Testemunhas contaram que o atirador entrou nas dependências da escola vestindo um uniforme militar preto e atirou de forma indiscriminada. Na tentativa de fuga, estudantes pularam das janelas e logo o prédio foi evacuado.
-
O ataque foi um dos piores da Alemanha desde 2002, quando Robert Steinhaeuser, de 19 anos, matou 12 professores, uma secretária, dois estudantes e um policial, e depois se suicidou em Erfurt.
-
-
Saiba Mais:
-
-
-
Enquete:
-
Você acha que deveriam ser mais rígidos os procedimentos para adquirir armas de fogo nos países desenvolvidos?
-
( ) Sim, isso diminuiria massacres como este.
-
( ) Não, as pessoas precisam ter armas para se defender.
-
-
Fórum:
-
Quais os motivos para tantos casos de ataques a escolas e universidades de países desenvolvidos? Opine aqui:

segunda-feira, 9 de março de 2009

Análise da reportagem "Jarbas recusa convite do CCJ"

Por: Tatiane Martins
-
A reportagem possuim um bom texto é conteúdo relevante, porém poderiam ser acrescentadas mais informações sobre os aocntecimentos no senado, e o título poderia ser mais claro e ter mais impacto, afinal, muitos internautas não sabem quem é Jarbas e o que é CCJ.
-
Quanto a formatação, está fora dos padrões pedidos pelo professor e faltam links que levem o internauta à páginas que possam complementar as informações passadas pelo texto, como por exemplo, fornecê-los acesso à íntegra do discurso do senador.
-
Já o saiba mais está bem elaborado, dando ao internauta a possibilidade de ver outras notícias relacionadas. Porém, a enquete se apresenta em um formato diferente dos padrões pedidos, pois possui três respostas ao invés de duas, e não existe um complemento para as respostas afirmativa e negativa. O fórum está correto, mas poderia ser uma pergunta mais impactante.
-
O texto possui uma lista de marcadores eficaz.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Análise da noticia "GM pede 30 bilhões ao governo dos EUA"

Por: Leonardo Magalhães (Opinião)

No último dia 17 de fevereiro, uma das maiores montadoras de veículos do cenário mundial, a General Motors, anunciou seu plano de reestrutração para evitar a falência. A empresa pedirá cerca de 30 bilhões de dólares em empréstimos ao governo dos Estados Unidos até 2011, 16,6 bilhões a mais do que havia proposto inicialmente. Entre as principais medidas a serem adotadas, especula-se ainda uma enorme redução no número de trabalhadores da empresa.

O portal noticioso O Globo Online foi o que apresentou conteúdo mais amplo, inclusive com possíveis repercussões do fato. Dentre os três analisados, foi o que apresentou a melhor explicação sobre o fato, desde o início da crise, trazendo vários links para matérias complementares.

O G1 trouxe também matérias muito esclarecedoras, e nesta segunda feira, mostrou uma "declaração" da empresa, dizendo ter "desapontado" seus consumidores. Outro destaque do site para a notícia foi um resumo sobre a situação atual da empresa.

O UOL News divulgou no dia 26/02/2009 um breve resumo da notícia, além do vídeo de uma reportagem bastante completa sobre a situação da empresa.
Análise do site noticioso extraonline.com.br

Por: Leonardo Magalhães

O Extra Online, site noticioso do jornal O EXTRA, do Estado do Rio de Janeiro, é um campo de fácil navegação e propicia uma leitura fácil dos assuntos diários. O conteúdo é bastante abrangente, apresentando reportagens ou complementos que ficam de fora das seções do jornal impresso. A coluna principal apresenta os destaques da edição do dia, e, ao clicar em uma matéria, o internauta tem total cobertura de seu conteúdo, além de links, fotos ou vídeos complementares.

A parte superior da página principal traz um recurso totalmente interativo, chamado “+ PLANTÃO”, onde são exibidas as principais matérias de cada caderno ou seção, de acordo com as últimas atualizações do site. Os recursos de interatividade do site são espalhados pela página, e dentre eles se destacam os vídeos, fóruns, perguntas, testes, áudios, promoções, etc. O site recentemente, assim como o jornal impresso, traz com exclusividade a opção de mandar uma reclamação ao boneco João Buracão, que vem sendo chamado por diversos moradores de bairros com problemas de asfalto (buracos nas ruas). O boneco tornou-se uma celebridade, visto que tem conseguido chamar a atenção da Prefeitura do Rio para os problemas encontrados por onde passa, e muitos deles têm sido resolvidos.

Dentre os canais do site (localizados na coluna a esquerda), destacam-se ainda os blogs (como o de Gustavo Nagib e Tatiana Contreiras), e a seção Eu-Repórter, em que os leitores são responsáveis pelos textos, áudios, vídeos e fotos de caráter noticioso que são publicadas.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Análise da matéria "GM pede US$30 bi ao governo dos EUA"

Por: Camilla Fernandes (opinião)

A crise mundial não para de atingir as fabricas americanas, como pode-se perceber nas matérias sobre financiamento para sobrevivências de empresas como GM, Chryler, Ford, etc.

A matéria do globo online dia 17/02/2009 as 20h23m, abrangue pelo menos 3 montadoras americanas: Chryler, GM e a Ford. Sobre a Cryler, traz um levantamento dos pedidos de crédito ao governo de Barack Obama, desde o final do ano passado até o início de fevereiro. Além de informar quais as medidas que a Chryler vai tomar para dimnuir impacto da crise e ainda fala do acordo estabelecido em janeiro desta empresa com a italiana Fiat. Sobre a General Motors (GM), a matéria aponta que a empresa está situação um pouco mais crítica, pois suas ações na Bolsa de Nova York estão muito frágeis, mesmo tendo seus pedidos de financiamentos aprovados pelos americanos. Já a Ford, não apresentou nenhum emprestimo aos governos federais, e tal como GM, a Ford também não está muito bem na cotação da Bolsa de Valores. O texto do Globo online traz todos os desdobramentos dos últimos acontecimentos sobre as empresas americanas, além de fornecer links para outras matérias ligadas ao assunto.


A matéria do uol news dia 17/02/2009 as 21h00m, fala do plano de reestruturação feito pela GM, justificando o pedido de aproximadamente 30 bilhões de dólares ao governo americano. E também sobre as medidas tomadas pela Chryler. Neste texto, a matéria traz declarações dos responsáveis pelas empresas, explicando o motivo do emprestimo e quais as providências cada fabrica vai tomar para lidar com a crise.

A matéria da Globo.com dia 17/02/09 as 21h00, traz no seu contéudo algumas ideias bastante parecidas com a matéria do uol news, ou melhor, é praticamente a mesma coisa. Muito estranho.

Senador Jarbas Vasconcelos recusa convite do PSDB e faz discurso contra a corrupção.

Por: Aline Mendes(Brasil)

O senador Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE) recusou a oferta do PSDB de lhe ceder uma vaga na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) , uma das mais prestigiadas do Senado e que ele já estava ocupando há dois anos.Além disso, Jarbas anunciou que não pretende mais fazer parte de nenhuma outra comissão da Casa.

As declarações foram feitas durante um duro discurso nesta terça feira, onde demonstrou mais uma vez sua preocupação com o avanço da corrupção no país e chamou de “mesquinha” a atitude de Renan Calheiros(PMDB-AL), líder de seu partido, que lhe tomou a vaga de titular na CCJ.

Na ocasião, o senador desmentiu a versão de Renan de que ele não teria reivindicado a vaga dizendo que logo no início de seu mandato só fez uma solicitação à liderança do PMDB:indicar-se para compor a Comissão de Constituição e Justiça como representante do partido.Jarbas afirmou também afirmou que essa é a segunda vez que o líder da bancada peemedebista tentou retirá-lo da CCJ.A primeira teria sido em 2007 durante o processo de cassação sofrido por Renan Calheiros.

A cúpula do PMDB foi preparada para duelar verbalmente com Jarbas porém, se sentiu aliviada porque o senador fez um longo discurso sobre o fim da impunidade e da corrupção na sociedade brasileira e defendeu uma grande reforma na política e no orçamento da União e não citou nenhum companheiro ou partido de forma explícita.

Jarbas recebeu o apoio de senadores de todos os partidos,até mesmo do PT.E, após ter feito um relato sobre a teia de corrupção nos partidos, defendeu a criação de uma agência anticorrupção, com participação dos Três Poderes, do Ministério Público , do Tribunal de Contas da União e de representantes da sociedade civil para preparação de um plano contra a corrupção.

Saiba mais:

Matéria do Globo Online

Descurso do senador Jarbas Vasconcelos na íntegra

Entrevista do Senador Jarbas à Veja

Enquete:

Depois do discurso anticorrupção do senador Jarbas Vasconcelos, podemos acreditar numa nova era da política brasileira?

( ) Sim. Ele foi corajoso no que disse e teve apoio de muitos partidos.
( ) Não. Há muitos beneficiários de corrupção e eles não vão querer acabar com isso tão cedo.

Fórum

A agência anticorrupção, defendida por Jarbas Vasconcelos, seria uma boa opção prática ou não passa de pura teoria?

URGENTE: Ataque de franco atirador faz 10 vítimas fatais na Alemanha

Nesta manhã de quarta-feira, na cidade alemã de Winnenden, a ação de um franco atirador resultou na morte de pelo menos 10 pessoas. De acordo com a rede CNN, o atirador efoi alvejado e preso.

Renan Calheiros líder do PMDB tira o senador Jarbas Vasconcelos do CCJ, cargo que ocupava a dois anos

Por: Camilla Fernandes

Jarbas Vasconcelos comunicou nesta última terça-feira, na tribuna que não pretende mais fazer parte de nenhuma outra comissão do senado, e recusou o convite do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio, que pretendia lhe fornecer uma das vagas dos tucanos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Vasconcelos classificou a atitude de Renan Calheiros, ao tirá-lo do cargo do CCJ como "mesquinha". Que nem mesmo na época da ditadura militar teve os seus direitos políticos cortados. Porém no atual regime do pais, foi impedido de exercer o seu mandato.

O senador ainda afirma que ao chegar ao Senado, procurou a liderança do PMDB, até então Valdir Raupp (RO), e pediu que o indica-se para fazer parte da Comissão de Constituição e Justiça como representante do partido.

Esta não foi a primeira vez, que aconteceu conflito entre Vasconcelos e Calheiros. O primeiro embate aconteceu no meio do processo de cassação, em 2007, quando peemedebista interveio para tirá-lo da CCJ. Só que desta vez, o atual comandante do PMDB o afastou do cargo, sem nem avisá-lo – concluiu Jarbas.

Não foi preciso a bancada do PMDB se armar para um possível duelo verbal com Vasconcelos. Pois durante o seu discurso na tribuna, o pernambucano
cobrou o fim da impunidade e da corrupção em todos os segmentos da sociedade brasileira, defendeu a reforma profunda na política e no orçamento da União, porém não citou ninguém do seu partido, e muito menos voltou a atacar Renan e o presidente do Senado, José Sarney, que não ficou para ver o discurso.


Saiba mais:

Jarbas acusa Renan de retaliação por conta de entrevista à Veja

Jarbas defende criação de agência anticorrupção

matéria globo online

Você acredita que Jarbas Vasconcelos voltará atrás de sua decisão e irá aceitar cargo oferecido pelo PSDB?

( ) Sim. Para terminar o seu mandato.
( ) Não. Irá se ocupar de outra função.

Fórum:

As declarações dadas por Jarbas Vasconcelos sobre a corrupção vão fazer com que os políticos corruptos sejam punidos?


Jarbas critica Renan, diz ser contrário a impunidade e cobra ações prometidas por Lula em 2002

Por: Leonardo Magalhães (Brasil)

A tribuna do Senado Brasileiro "pegou fogo" nesta terça-feira. Tudo porque o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) classificou de "mesquinha" a atitude de Renan Calheiros (PMDB-AL), de tirá-lo a vaga de titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), posição que ocupa há dois anos. Mesmo com a proposta do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), par ocupar uma das vagas dos tucanos na CCJ, Jarbas afirmou que não pretende ocupar mais nenhuma comissão no senado.

Jarbas criticou veemente a ação do líder de seu partido, desmentindo ainda a versão apresentada por Renan de ele não teria reivindicado sua vaga na CCJ. O senador lembrou ainda que o atual líder da bancada do PMDB, já havia tentado retirá-lo da CCJ, durante o processo de cassação sofrido por ele (Renan), em 2007. Outro alvo do pernambucano foi o presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP).

Contrariando as expectativas dos demais presentes ao plenário, Jarbas fez um longo discurso à frente da tribuna, defendendo entre outras medidas o fim da impunidade e da corrupção em todos os setores da sociedade brasileira, sem comprometer nominalmente ou explicitamente nenhum companheiro ou partido. Recebeu apoio de diversos partidos, entre eles o PT.

Jarbas citou ainda duas propostas que alegou pertencerem ao programa de governo do presidente Lula no ano de 2002, mas que nunca foram postas em prática: a primeira seria a criação de uma agência anticorrupção, com participação dos três poderes, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União, e de representantes da sociedade civil, tendo como meta a criação de um plano nacional anticorrupção. A segunda seria a retomada do Movimento de combate à corrupção eleitoral.

Jarbas disse ainda que sua vida fiscal e eleitoral estava sendo vigiada a mando de Sarney, mas que não temia os investigadores. Sarney negou as acusações.

Veja na integra o discurso de Jarbas Vasconcelos:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,veja-a-integra-do-discurso-de-jarbas-vasconcelos,332871,0.htm

Veja a matéria do Globo Online:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/03/03/jarbas-recusa-convite-do-psdb-chama-renan-de-mesquinho-cobra-agencia-anticorrupcao-promessa-de-lula-de-2002-754678475.asp

Enquete:

Em relação as medidas propostas por Jarbas para o combate a impunidade no país. Seria o primeiro passo para a diminuição da corrupção no cenário nacional?

( ) Sim, a iniciativa deve partir justamente dos políticos.
( ) Não, o senador foi equivocado em seu discurso.

Jarbas recusa convite do CCJ

Joyce Felipe (Brasil)

O senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) recusou a oferta do líder do PSDB, senador Artur Vigílio (AM), de lhe ceder uma das vagas do partido na Comissão de Costituição de Justiça (CCJ), na última terça. Jarbas também declarou não pretender compor outra comissão no Senado. A retirada da vaga de Jarbas da CCJ feita pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), foi chamada de "mesquinha" pelo senador pernambucano. Disse que, nem durante o regime militar teve seus direitos políticos restritos, mesmo estando contra o regime.

Também durante a sessão, Jarbas desmentiu Calheiros que teria declarado que o senador do PMDB não teria pedido vaga no CCJ. Jarbas Vasconcellos disse que indicou-se à Comissão a fim de representar o partido.

Jarbas lembrou que esta é a segunda vez que Renan tenta retirá-lo do CCJ. A primeira tentativa foi durante o processo de cassação de Calheiros, em 2007. Vasconcellos afirmou que foi informado de seu afastamento sem ser comunicado oficialmente.

Durante seu discurso na tribuna, Jarbas falou em defesa do fim da impunidade e da corrupção em todos setores da sociedade brasileira e defendeu profundas reformas na política e no orçamento da União. Em todo o discurso, Jarbas não falou, explicitamente, nomes nem citou o partido.

Em fevereiro, Jarbas Vasconcellos deu entrevista à revista "Veja", em que atacou Renan Calheiros e José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado.


Saiba mais:
Senadores apóiam discurso de Jarbas e defendem medidas de combate à corrupção
Sessão no Senado ontem foi histórica
Renan considera como natural críticas de Jarbas Vasconcellos ao PMDB


Enquete:
Você concorda com a tomada da vaga de Jarbas Vasconcellos feita por Renan Calheiros?
( ) Tem que tomar mesmo!
( ) Isso é um absurdo!
( ) Eles que se entendam.

Fórum:
Jarbas agiu certo negando-se a aceitar uma vaga do PSDB na CCJ?

Jarbas Vasconcelos faz discurso anticorrupção e alfineta políticos

Por: Octávio Degani (Brasil).

Nesta terça-feira, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB – PE) chamou de “mesquinha” a atitude do líder de seu partido, Renan Calheiros (AL), de lhe tomar a vaga de titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O senador, que ocupava o cargo há dois anos, disse que não pretende compor nenhuma outra comissão no senado.
- Nem mesmo na ditadura tive meus direitos políticos cerceados, apesar de combatê-los diuturnamente, Agora, em pleno regime democrático, que tive a honra de ajudar a construir, sou impedido de exercer meu mandato em sua plenitude – salientou Jarbas.De acordo com o senador, essa foi a segunda vez que Renan Calheiros interveio para retirá-lo da CCJ.
Durante todo o seu longo discurso, o senador Jarbas Vasconcelos, defendeu com firmeza o fim da impunidade e da corrupção nos diversos âmbitos da sociedade brasileira e uma reforma profunda na política e no orçamento da União.
- No Brasil dos dias atuais, a certeza da impunidade dá uma força muito grande a quem não agiu com lisura e correção. As pessoas se agarram aos cargos como um marisco na casca do navio. Não caem nem nas maiores tempestades.
Ele também fez um relato sobre a verdadeira teia de corrupção existente nos partidos, nos poderes e no governo e afirmou que sua vida fiscal e eleitoral estava sendo investigada por arapongas. Na véspera, dissera que a imprensa de Pernambuco noticiava que, o presidente do senado José Sarney, havia mandado duas pessoas ao estado para levantar denúncias, que seriam feitas na tribuna da câmara.
Sarney, no entanto, negou todas essas acusações.
De manhã, na reunião da bancada, segundo os participantes, a senadora Roseana Sarney (PMDB – MA) era uma das mais nervosas e cobrava uma resposta energética às críticas de Jarbas.
- O Jarbas não tem moral e ética para falar de A ou B. Ele usou o partido a vida inteira – protestou Roseana.

Saiba Mais:

Leia na ítegra o discurso do senador Jarbas Vanconcelos

Entrevista de Jarbas Vasconcelos para a revista "Veja"

Assessores minimizam as críticas feitas por Jarbas Vasconcelos

Enquete:
Você concorda com as declarações feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos?
( ) Sim
( ) Não
Fórum:
Qual a sua opinião sobre essas trocas de acusações entre os políticos? Acredita que discussões desse tipo acrescentam algo para a sociedade?

Senador Jarbas Vasconcelos chama Renan Calheiros de mesquinho

Por: Tatiane Martins (Brasil)

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB – PE) considerou “mesquinha” a atitude do líder de seu partido, Renan Calheiros (AL), de lhe retirar da posição de titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que ocupava há anos. O senador afirmou ainda que não pretende ocupar mais nenhuma comissão e recusou a oferta do PSDB em lhe ceder uma vaga no CCJ.

- Tendo em vista essa atitude de retaliação mesquinha, comunico à Mesa que não aceito qualquer outra indicação da liderança do PMDB para colegiados no Senado. Nem mesmo na ditadura tive meus direitos políticos cerceados, apesar de combater-los diuturnamente. Agora, em pleno regime democrático, que tive a honra de ajudar a construir, sou impedido de exercer meu mandato em sua plenitude. – declarou Jarbas. (leia a íntegra do discuro)

Em seu discurso, o senador também defendeu o fim da impunidade e da corrupção, uma reforma profunda na política e no orçamento da União, cobrando a criação da agência anticorrupção, um promessa feita por Lula em 2002, que contaria com a ajuda dos três poderes, do Ministério Público, Tribunal de Contas da União e representantes da sociedade civil, para preparar um plano que retomaria o combate à corrupção eleitoral, acompanhando processos e denúncias de compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa. Apesar da cúpula do PSDB e do presidente do senado, José Sarney (PMDB - AP) terem ido ao plenário preparados para trocas de acusações, Jarbas não citou os companheiros.

Jarbas festejou também a sua vitória na cruzada contra a corrupção com o fracasso da tentativa do PMDB de colocar no comando da Fundação Real Grandeza apadrinhados da bancada do Rio de Janeiro.

Apesar de toda a situação, Jarbas tem recebido apoio de senadores de vários partidos depois de seus relatos sobre a teia de corrupção entre os partidos, poderes e governo.


Saiba Mais:

Renan destitui Jarbas Vasconcelos da CCJ do Senado
Senadores apóiam discurso e críticas de Jarbas Vasconcelos
Grupo de Renan articula enfraquecimento de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco


Enquete:

Você acredita que as críticas feitas por Jarbas Vasconcelos à teia de corrupção no país irão impulsinonar alguma ação do governo para investigar esses casos?

( ) Sim, com a pressão após esse acontecimento, o governo vai tomar uma atitude contra a corrupção no país

( ) Não, a maioria dos políticos se beneficia com a corrupção


Fórum:

O que você acha do projeto do projeto defendido pelo senador Jarbas Vasconcelos de criar uma agência anticorrupção? Opine aqui:

Senador Jarbas critica atitude de Renan Calheiros e defende medidas anticorrupção.

Por: Marina Araújo (Brasil)
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), criticou a atitude Renan Calheiros (AL) enquanto reiterava na tribuna nesta terça-feira, por retirar-lhe a vaga de titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das vagas mais prestigiadas, e que ele ocupou por dois anos.
Em seu discurso de revolta, Jarbas considerou a atitude de Renan como "mesquinha" e afirmou que não pretente mais ocupar nenhuma vaga na comissão, assim como também recusou uma proposta do líder do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM), que pretendia ceder uma das vagas de seu partido na CCJ a Jarbas.
Jarbas comparou a atitude de Renan à ditadura, a qual ele afirma que não obteve seus direitos políticos cerceados, apesar de combatê-los diuturnamente e que agora, em pleno regime democrático, é impedido de excercer o seu mandato. Leia aqui o discurso de Jarbas.
O senador também desmentiu a versão de Renan, de que ele não teria revindicado a vaga na comissão do Senado, e lembrou que era a segunda vez que ele tenta retirar sua vaga, a primeira tentativa foi durante o processo de cassação sofrido pelo atual líder peemedebista, em 2007.
- Não foi, portanto, com surpresa que no dia de ontem (terça) fui informado que o atual líder afastou-me mais uma vez da CCJ, sem sequer comunicar-me oficialmente - concluiu.
A cúpula do PMDB foi diretamente para o senado para discutir com Jarbas, mas o senador foi à tribuna e realizou um discurso intenso contra defendendo o fim da impunidade e o combate a corrupção no país. Durante a manhã, Renan foi escolhido para responder contra os ataques de Jarbas no plenário.
Saiba mais:
Enquete:
Você acha que a atitude de Renan foi para afastar os discursos anticorrupção defendidos frequêntemente por Jarbas na tribuna?
( ) Sim
( ) Não

Senador Jarbas Vasconcellos acusa Renan Calheiros e cobra antiga promessa de Lula

Por: Gabriel Tavares (Brasil)





BRASÍLIA. O senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) ainda incomodado com a decisão do líder de seu partido, Renan Calheiros (AL), que lhe tomou a vaga de titular da vaga da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmou nesta Terça-Feira, não ter mais a pretensão de assumir uma vaga em qualquer outra comissão do senado. Com isso, o político recusou o convite de Artur Vigílio (AM), líder do PSDB, que cogitava lhe oferecer uma das vagas de seu partido na CCJ. Jarbas, que classificou a atitude de seu companheiro como "mesquinha", também se mostrou preocupado com o aumento da corrupção no país.

- Tendo em vista esta atitude de retaliação mesquinha, comunico à Mesa que não aceito qualquer outra indicação da liderança do PMDB para colegiados no Senado. Nem mesmo na ditadura tive meus direitos políticos cerceados, apesar de combatê-los diuturnamente. Agora, em pleno regime democrático, que tive a honra de ajudar a construir, sou impedido de exercer meu mandato em sua plenitude - salientou Jarbas.

Ao subir na tribuna, Jarbas não se limitou as acusações ao PDMB, e, apesar de não citar nomes ou siglas, fez um áspero discurso pelo fim da impunidade e da corrupção na sociedade brasileira, além de cobrar duas antigas promessas realizadas pelo presidente Lula em 2002, que nunca saíram do papel: a criação de uma ampla agência anticorrupção; e a retomada do Movimento de Combate à corrupção eleitoral. (
leia a íntegra do discurso)

- No Brasil dos dias atuais, a certeza da impunidade dá uma força muito grande a quem não agiu com lisura e correção. As pessoas se agarram aos cargos como um marisco na casca do navio. Não caem nem nas maiores tempestades.

Apesar do discurso ter recebido apoio de políticos de diversos partidos, o clima na reunião da bancada foi de muita revolta, com a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) exigindo explicações para as críticas de Jarbas.

- O Jarbas não tem moral e ética para falar mal de A ou B. Ele usou o partido a vida inteira - protestou Roseana.
Saiba mais:
Jarbas defende criação de Agência Anti-Corrupção
PMDB discute punição após declarações de Jarbas Vasconcellos
Bancada do PMDB no Senado apoia decisão de Renan de afastar Jarbas da CCJ

Enquete:

Você concorda com a decisão de Renan Calheiros e da bancada do PMDB, ao afastar Jarbas Vasconcellos da CCJ ?

( ) Sim, Jarbas fez duras críticas ao partido sem citar nomes e deve ser punido.

( ) Não, a corrupção no país deve sempre ser combatida, independente do partido, e Jarbas apenas fez sua parte

Fórum:

Após 4 anos de governo, o projeto do presidente Lula, de criar uma agência anticorrupção, foi esquecido, e relembrado apenas agora pelo senador Jarbas Vasconcellos. Você acha que esse projeto poderia dar certo ? Opine aqui:

Análise do portal de informação da Globo.com


Por: Camilla Fernandes (opinião)

O portal da Globo.com é o único que traz na sua página principal os destaques de esporte, entretenimento e as notícias do Brasil e do mundo, para internautas como eu, que querem saber de tudo um pouco do que está acontecendo no globo terrestre.


Este portal é um exemplo de homepage que engloba todas as ferramentas da web, incentivando o internauta a participar e contribuir com opiniões sobre os assuntos dispostos no site. Promove uma convergência de mídias: fornecendo janelas para compras de produtos, canais que levam a radio globo, a TV GLOBO, a revistas, BBB e outras mídias. Um site aonde as matérias sempre vêm com algo mais, ou seja, nelas estão incluídas enquetes, vídeos, fotos, assuntos relacionados, todos os desdobramentos sobre o fato.


E mais, com relação às questões de atualização constante de notícias, este portal não fica devendo, pois ele próprio se atualiza sozinho, e por isso, este site informativo nunca deixa o seu público desinformado, pois o que é NOTÍCIA é sempre bem trabalhada e divulgada na GLOBO.COM.

terça-feira, 3 de março de 2009

Análise da matéria "GM pede US$30 bi ao governo dos EUA"

Por: Thaís Santana (Opinião)

No G1, a nota sobre o assunto foi publicada no dia 17 de fevereiro, em Economia, com a última atualização às 21h00. Inicia enfatizando a apresentação do plano de recuperação da General Motors, enquanto os outros dois sites, também neste dia, procuraram informar primeiramente o total de dinheiro já pedido pelas montadoras ao governo norte-americano até aquele momento. Somente no dia seguinte, 18, às 18h00 foi feita uma matéria mais "completa", na seção Carros. O curioso é que existe muita semelhança (inclusive trechos idênticos) com o que que foi publicado pelo UOL News no dia anterior.

A nota do UOL News foi a única a utilizar aspas de alguns representantes das montadoras e de sindicatos envolvidos na questão, com informações da agência de notícias AFP, direto de Nova Iorque. De uma maneira geral, esta parece ter sido a que deu mais detalhes sobre o assunto, buscando embasá-los com aquelas declarações, apesar de ter sido publicada primeiro: às 20h28 do dia 17 de fevereiro.

O Globo Online apresentou a informação de que o plano de reestruturação da GM está disponível na internet, no site do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Uma observação pessoal: aqui, poderia ter inserido o link, para aqueles que tivessem interesse pudessem acessá-lo no site do Tesouro. Os outros dois sites apenas citaram que este foi encaminhado ao Departamento. A matéria do O Globo foi enviada pela agência Reuters, de Detroit, nos EUA.

domingo, 1 de março de 2009

Análise do site noticioso O Globo Online

Por: Thaís Santana
Quem não possui o hábito de ler jornal impresso pode recorrer ao O Globo Online sem medo de errar. À primeira vista, o layout parece um amontoado de títulos e imagens, sem uma distribuição clara para as editorias. Isto porque a home page está repleta de destaques com fotos (atualizadas constantemente) e atalhos para o conteúdo multimídia. Nada que impeça de ter acesso a matérias de qualidade (salvo algumas exceções), quase sempre ilustradas.
Recentemente, a proposta do site sofreu uma evolução no sentido de oferecer maior interatividade aos seus leitores/usuários. Por conta disso, há espaço para comentários em quase todas as matérias, além de fóruns, seções como "Eu-Repórter", que permite o envio de fotos, vídeos, áudios e textos, e "Opinião", espaço para os artigos dos leitores do Globo Online. Além disso, para aqueles que não deixam de ler o impresso, existe a opção edição digital, na qual é possível "folhear" virtualmente a edição do dia. O único problema é que este recurso precisa de assinatura para ser acessado (nem sempre foi assim: em outras épocas o acesso era gratuito). Também para fazer comentários e acessar alguns conteúdos é necessário ter o cadastro no site, mas este não precisa ser pago.
No quesito atualização, pode-se dizer que "peca pelo exagero": no afã de ser o primeiro a dar a notícia, muitas vezes coloca uma nota seca, somente com o mínimo das informações que caracterizaram o fato, para depois apurar efetivamente. Outras vezes, divulga tão imediatamente o acontecido que corre o risco de precisar se retratar quase em seguida. Um exemplo disso foi o caso da brasileira Paula Oliveira, publicado primeiramente pelo Blog do Noblat em fevereiro, antes de possuir maiores evidências sobre a veracidade do ocorrido, o que repercutiu diretamente na opinião pública, na atitude de autoridades do país e na abordagem de outros veículos.
O site também possui serviços de newsletter, rss, podcast, widgets, mobile, muito práticos para quem quer ir direto à notícia sem precisar acessá-lo diretamente. Outro espaço bastante valorizado são os blogs dos colunistas. Um ponto interessante: há uma seção chamada "Autocrítica", que fica escondidinha, mas traz observações e correções importantes sobre o conteúdo do impresso.