Na última quarta-feira (11/03), um ex-aluno de uma escola secundária de Winnenden, cidade do sudoeste da Alemanha, próxima a Stuttgart, abriu fogo no local fazendo várias vítimas. O suspeito identificado por Tim K., de 17 anos, invadiu a escola pela manhã, usando máscara e um uniforme militar preto, e iniciou o tiroteio. A ação deixou 16 mortos, sendo pelo menos 11 mulheres, e mais mais dez feridos. Segundo autoridades locais, o jovem teria mirado na cabeça das vítimas, mas atirou indiscriminadamente.
Testemunhas alegam que o rapaz atirou em pelo menos três salas de aula, sem dizer nada, embora já tivesse anunciado o crime na internet. Entre os mortos na escola, estão oito alunas e um aluno, com idade entre 16 e 17 anos, e três professores.
Em tentativa de fuga, o adolescente fez um motorista refém, e o obrigou a dirigir rápido por boa parte do caminho. Em seguida liberou o motorista e continuou caminhando sozinho até chegar à uma concessionária de automóveis onde faria mais duas vítimas, antes de se matar, segundo a polícia. Na perseguição, que terminou na cidade vizinha de Wendlinger, os policiais utilizaram até helicópteros.
Na casa do assassino foram encontradas mais 18 armas, de posse legal. O rapaz era filho de empresário e havia deixado a escola há dois anos, sem nunca ter aparentado comportamento anormal ou violento.
Saiba mais:
Tiroteio deixa 27 feridos em Emsdetten, na Alemanha, em 2006
Veja cronologia dos principais tiroteios em escolas
Enquete:
O que leve um jovem a cometer um crime de tamanha brutalidade?
( ) A liberdade dada pelos próprios pais
( ) Influência da mídia
Fórum:
De que forma o governo deve se posicionar para coibir futuros ataques?