quarta-feira, 4 de março de 2009

Jarbas critica Renan, diz ser contrário a impunidade e cobra ações prometidas por Lula em 2002

Por: Leonardo Magalhães (Brasil)

A tribuna do Senado Brasileiro "pegou fogo" nesta terça-feira. Tudo porque o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) classificou de "mesquinha" a atitude de Renan Calheiros (PMDB-AL), de tirá-lo a vaga de titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), posição que ocupa há dois anos. Mesmo com a proposta do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), par ocupar uma das vagas dos tucanos na CCJ, Jarbas afirmou que não pretende ocupar mais nenhuma comissão no senado.

Jarbas criticou veemente a ação do líder de seu partido, desmentindo ainda a versão apresentada por Renan de ele não teria reivindicado sua vaga na CCJ. O senador lembrou ainda que o atual líder da bancada do PMDB, já havia tentado retirá-lo da CCJ, durante o processo de cassação sofrido por ele (Renan), em 2007. Outro alvo do pernambucano foi o presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP).

Contrariando as expectativas dos demais presentes ao plenário, Jarbas fez um longo discurso à frente da tribuna, defendendo entre outras medidas o fim da impunidade e da corrupção em todos os setores da sociedade brasileira, sem comprometer nominalmente ou explicitamente nenhum companheiro ou partido. Recebeu apoio de diversos partidos, entre eles o PT.

Jarbas citou ainda duas propostas que alegou pertencerem ao programa de governo do presidente Lula no ano de 2002, mas que nunca foram postas em prática: a primeira seria a criação de uma agência anticorrupção, com participação dos três poderes, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União, e de representantes da sociedade civil, tendo como meta a criação de um plano nacional anticorrupção. A segunda seria a retomada do Movimento de combate à corrupção eleitoral.

Jarbas disse ainda que sua vida fiscal e eleitoral estava sendo vigiada a mando de Sarney, mas que não temia os investigadores. Sarney negou as acusações.

Veja na integra o discurso de Jarbas Vasconcelos:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,veja-a-integra-do-discurso-de-jarbas-vasconcelos,332871,0.htm

Veja a matéria do Globo Online:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/03/03/jarbas-recusa-convite-do-psdb-chama-renan-de-mesquinho-cobra-agencia-anticorrupcao-promessa-de-lula-de-2002-754678475.asp

Enquete:

Em relação as medidas propostas por Jarbas para o combate a impunidade no país. Seria o primeiro passo para a diminuição da corrupção no cenário nacional?

( ) Sim, a iniciativa deve partir justamente dos políticos.
( ) Não, o senador foi equivocado em seu discurso.

Nenhum comentário: