quarta-feira, 4 de março de 2009

Senador Jarbas Vasconcellos acusa Renan Calheiros e cobra antiga promessa de Lula

Por: Gabriel Tavares (Brasil)





BRASÍLIA. O senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) ainda incomodado com a decisão do líder de seu partido, Renan Calheiros (AL), que lhe tomou a vaga de titular da vaga da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmou nesta Terça-Feira, não ter mais a pretensão de assumir uma vaga em qualquer outra comissão do senado. Com isso, o político recusou o convite de Artur Vigílio (AM), líder do PSDB, que cogitava lhe oferecer uma das vagas de seu partido na CCJ. Jarbas, que classificou a atitude de seu companheiro como "mesquinha", também se mostrou preocupado com o aumento da corrupção no país.

- Tendo em vista esta atitude de retaliação mesquinha, comunico à Mesa que não aceito qualquer outra indicação da liderança do PMDB para colegiados no Senado. Nem mesmo na ditadura tive meus direitos políticos cerceados, apesar de combatê-los diuturnamente. Agora, em pleno regime democrático, que tive a honra de ajudar a construir, sou impedido de exercer meu mandato em sua plenitude - salientou Jarbas.

Ao subir na tribuna, Jarbas não se limitou as acusações ao PDMB, e, apesar de não citar nomes ou siglas, fez um áspero discurso pelo fim da impunidade e da corrupção na sociedade brasileira, além de cobrar duas antigas promessas realizadas pelo presidente Lula em 2002, que nunca saíram do papel: a criação de uma ampla agência anticorrupção; e a retomada do Movimento de Combate à corrupção eleitoral. (
leia a íntegra do discurso)

- No Brasil dos dias atuais, a certeza da impunidade dá uma força muito grande a quem não agiu com lisura e correção. As pessoas se agarram aos cargos como um marisco na casca do navio. Não caem nem nas maiores tempestades.

Apesar do discurso ter recebido apoio de políticos de diversos partidos, o clima na reunião da bancada foi de muita revolta, com a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) exigindo explicações para as críticas de Jarbas.

- O Jarbas não tem moral e ética para falar mal de A ou B. Ele usou o partido a vida inteira - protestou Roseana.
Saiba mais:
Jarbas defende criação de Agência Anti-Corrupção
PMDB discute punição após declarações de Jarbas Vasconcellos
Bancada do PMDB no Senado apoia decisão de Renan de afastar Jarbas da CCJ

Enquete:

Você concorda com a decisão de Renan Calheiros e da bancada do PMDB, ao afastar Jarbas Vasconcellos da CCJ ?

( ) Sim, Jarbas fez duras críticas ao partido sem citar nomes e deve ser punido.

( ) Não, a corrupção no país deve sempre ser combatida, independente do partido, e Jarbas apenas fez sua parte

Fórum:

Após 4 anos de governo, o projeto do presidente Lula, de criar uma agência anticorrupção, foi esquecido, e relembrado apenas agora pelo senador Jarbas Vasconcellos. Você acha que esse projeto poderia dar certo ? Opine aqui:

Um comentário:

Leonardo Magalhães disse...

A matéria publicada pelo aluno Gabriel Tavares está bastante interessante. Inicia-se com o vídeo das declarações do senador Jarbas Vasconcelos, recurso muito bem utilizado, pois mostra logo de cara do que se trata a matéria, além de chamar a para a mesma. A postagem apresenta ainda a possibilidade de letura do discurso de Jarbas na íntegra, bem como links de matérias secundárias que auxiliam na compreensão do assunto, ou discutem o mesmo sobre outro ponto de vista. A enquete e o fórum criados estão coerentes e bem elaborados. O Gabriel ainda criou outros tags (sobre o presidente Lula e sobre Renan Calheiros), além dos relacionados.