quarta-feira, 17 de junho de 2009

A questão do Jornalismo Colaborativo

Por Leonardo Magalhães (Opinião)

O Jornalismo Colaborativo, conhecido também por “Jornalismo Cidadão”, é basicamente o “jornalismo convencional” feito pelo próprio cidadão. Este novo método revolucionou sem dúvida as práticas habituais de acesso, captação e transmissão de informações. Em certos casos, o sentido de “colaboração” é mais claro, visto que muitas matérias são feitas por jornalistas, juntamente com seu público.

O ponto forte desta nova prática, que vem se tornando cada vez mais comum hoje em dia, é a possibilidade de qualquer “indivíduo” produzir uma “notícia”, contanto que disponha de aparelhos como celulares, câmeras, filmadoras, etc. Com o avanço da tecnologia, novos aparelhos são colocados no mercado, de forma a facilitar essa “produção”. É o caso por exemplo dos celulares que possibilitam a gravação de vídeos, de áudios e de imagens.

Em contrapartida, não só os profissionais de jornalismo procuraram se adequar a esse novo processo, como também os sites noticiosos. O Globo e o Terra são exemplos disso:

A seção Eu-repórter do Globo, permite que todos os usuários que foram cadastrados enviem suas reportagens, tendo elas fotos, vídeos, textos ou áudios. O home da seção apresenta as matérias de maior destaque entre as enviadas por internautas, sendo algumas avaliadas pelo público, que ainda pode deixar seu comentário em um espaço destinado somente a isso. As questões abordadas nas matérias são diversificadas, mas em suma relatam e alertam para questões sociais. Há uma coluna central na seção que exibe as últimas matérias postadas, de acordo com o horário e as atualizações do site.

A seção Vc-repórter do portal Terra, possui uma interface mais clara e convidativa, também com o conteúdo mais atual. Oferece ao usuário a possibilidade de publicar seus materiais e ideias em blogs, fotologs, e em comunidades do Terra. Outro ponto positivo são as dicas dadas para a produção de um bom texto, e sobre como enviar os matérias por vídeo, câmeras e celulares.

Nenhum comentário: