segunda-feira, 15 de junho de 2009

Meia-entrada: até que ponto essa ajuda atrapalha?


Por: Octávio Degani (Opinião)


Benefício aos estudantes - sancionado em 17 de janeiro de 1996 pelo governador da época, Marcelo Alencar - e aos idosos com mais de 65 anos de idade - assegurado pelo estatuto do idoso -, pagar a metade do preço em eventos, cinemas e teatros.

A famosa "lei da meia entrada" sempre gerou certa dúvida na cabeça das pessoas com relação ao verdadeiro valor dos ingressos. Muitos se perguntam se essa "metade", não é de fato, o preço real da entrada. Mas, apesar da controvérsia, houve um ganho tanto para os estudantes, quanto para os idosos mais animadinhos. O preço para se divertir ou ter acesso a cultura caiu 50%.

Entretanto, nem tudo são flores quando se fala neste assunto, relacionado aos jovens. A desordem na distribuição de carteiras estudantis e as inúmeras fraudes cometidas - quem não conhece pelo menos uma pessoa que já falsificou a carteira de identidade para entrar num show, por exemplo? - são responsáveis diretas pelo aumento dos preços dos espetáculos no Brasil, já que se torna impossível para qualquer artista ou empresário, investir em uma produção se houver risco de ter toda a platéia pagando meia entrada. Prejuízo para os empresários e para quem paga a entrada inteira.

A essência da lei é válida, mas como a maioria das coisas no Brasil, foi corrompida. A iniciativa foi elaborada como uma maneira de facilitar o acesso à cultura pelos estudantes carentes e estimulá-los a procurar lugares como museus, por exemplo. Mas não é bem isso que vemos por aí.

É preciso haver uma reformulação, com o estabelecimento de critérios mais rígidos levando-se em conta a situação financeira do estudante, sem cair nos clichês mais conhecidos que beiram o preconceito aos que estudam em colégios particulares e possuem uma situação financeira melhor.

Só assim, os organizadores poderão baixar os valores dos eventos, cobrando o preço justo por um show, uma sessão de cinema ou até mesmo por um espetáculo teatral e, efetivamente, a lei poderá caminhar ao lado de quem ela pensou em ajudar.
Saiba Mais
Enquete
Você acredita que precisa haver reformulação na lei da meia entrada?
( ) Sim, pois com o tempo a lei começa a cair no esquecimento inclusive no que se refere à fiscalização e o "jeitinho brasileiro" acaba prevalecendo.
( ) Não, pois com ou sem reformulação sempre vai haver pessoa agindo fora das regras, principalmente quando se trata dos jovens.
Fórum
Havendo reformulação na lei da meia entrada, você acredita que os organizadores de eventos vão reduzir o valor do ingresso?

Nenhum comentário: