Mesmo com a decisão da Justiça em manter o sistema de cotas para o vestibular deste ano, a polêmica ainda está longe de terminar. Porque a lei de cotas levanta as seguintes indagações: é realmente necessário um sistema de costas para fazer com que os menos favorecidos entrem para a universidade? Não seria melhor reformular o ensino fundamental? Fornecer cursos gratuitos para alunos dos colégios públicos para que estes estejam no mesmo nível com dos alunos do colégio privado?
O sistema de cotas tem bem o seu lado de discriminação, não só com os cotistas quanto aqueles que tentam o vestibular sem esse auxílio. Pois dividi o público em dois grupos: entre aquele que não podem entrar sem a ajuda do governo e aqueles que podem. O que é errado, pois já começa uma discriminação não só de cor como também a desigualdade para entrar na universidade. Pois com a cota, o vestibulando tem mais chance de entrar do que outro que esteja concorrendo - sem conta - de passar.
As cotas foram criadas pelo governo para dar chances aos alunos de colégio públicos, negros, carentes, para entrar para a universidade. Só que ao diferenciar esta classe desfavorecida este sistema também acaba por desfavorecer aqueles que não fazem parte deste grupo carente. A cota até ajuda o jovem a entrar, porém se ele não tiver garra, confiança, e gosto pelo estudo não vai adiantar em nada, o mesmo vale para o jovem de classe alta.
A solução para este problema, não é manter ou não o sistema de cotas. O governo tem que sim criar novos programas educativos, incentivar tantos alunos e professores para a educação. Tem que melhorar o ensino básico e fundamental, proporcionando uma bagagem cultural equivalente ao que é fornecido pelos colégios particulares. Assim o sistema de cotas não terá mais tanta força: porque todos os vestibulandos estarão no mesmo nível cultural e educacional.
Saiba mais:
Pesquisa do Senado mostra rejeição ao sistema cotas raciais
Decisão que suspende cotas no RJ só entrará em vigor em 2010
Vote aqui:
Você acredita que o sistema de cotas é a melhor solução para integrar os negros, carentes, índios na universidade?
( )Sim, esta é a melhor alternativa no momento.
( )Não, porque esta medida acaba discriminando este público, como se ele não fosse capaz de ingressar na universidade sem o apoio do governo.
Opine aqui:
Você é cotista ou não? Como você avalia este sistema?
Nenhum comentário:
Postar um comentário