Por: Gabriel Tavares de Lima (Opinião)
O Jornalismo é uma profissão que nasceu antes mesmo da prensa de tipos móveis de Gutenberg. Desde os primeiros jornais escritos a mão, a posteriormente os jornais impressos, revistas, rádio e televisão, o jornalismo continua evoluindo e se adaptando a essas novas tecnologias.
Então surge a internet, gerando interação entre emissor e receptor, englobando mídias como televisão e rádio, e provocando mudanças nos antigos meios de comunicação. Com a internet, uma informação ou notícia podem ser rapidamente transmitidas para todo o mundo, o jornalista pode presenciar um fato, tirar uma foto, e enviar rapidamente para a redação através de uma lan-house ou cybercafe.
Além de toda essa mobilidade, a internet também gerou novas formas de se fazer jornalismo, como o Twitter, mecanismo que surgiu simplesmente como uma rede social, mas que tem sido cada vez mais usado para se fazer jornalismo.
Um exemplo do uso do Twitter pela mídia, pode ser encontrado na Rede Bandeirantes de Televisão. A Band criou um perfil de twitter, e utiliza essa ferramenta, para transmitir as notícias do jornalismo da emissora, em tempo real, alinhadas de acordo com o programa que está no ar naquele momento. Dessa forma, caso você julgue necessário um aprofundamento no assunto, basta ligar a TV e assistir.
Outro serviço prestado pela Band pode ser encontrado em um perfil da emissora no Twitter específico para o trânsito, fazendo um constante monitoramento do tráfego de São Paulo, ferramenta que causou um impacto muito positivo entre os paulistanos.
O jornalismo está em constante evolução, e pronto para se adaptar a qualquer evolução tecnológica que possa surgir.
O Jornalismo é uma profissão que nasceu antes mesmo da prensa de tipos móveis de Gutenberg. Desde os primeiros jornais escritos a mão, a posteriormente os jornais impressos, revistas, rádio e televisão, o jornalismo continua evoluindo e se adaptando a essas novas tecnologias.
Então surge a internet, gerando interação entre emissor e receptor, englobando mídias como televisão e rádio, e provocando mudanças nos antigos meios de comunicação. Com a internet, uma informação ou notícia podem ser rapidamente transmitidas para todo o mundo, o jornalista pode presenciar um fato, tirar uma foto, e enviar rapidamente para a redação através de uma lan-house ou cybercafe.
Além de toda essa mobilidade, a internet também gerou novas formas de se fazer jornalismo, como o Twitter, mecanismo que surgiu simplesmente como uma rede social, mas que tem sido cada vez mais usado para se fazer jornalismo.
Um exemplo do uso do Twitter pela mídia, pode ser encontrado na Rede Bandeirantes de Televisão. A Band criou um perfil de twitter, e utiliza essa ferramenta, para transmitir as notícias do jornalismo da emissora, em tempo real, alinhadas de acordo com o programa que está no ar naquele momento. Dessa forma, caso você julgue necessário um aprofundamento no assunto, basta ligar a TV e assistir.
Outro serviço prestado pela Band pode ser encontrado em um perfil da emissora no Twitter específico para o trânsito, fazendo um constante monitoramento do tráfego de São Paulo, ferramenta que causou um impacto muito positivo entre os paulistanos.
O jornalismo está em constante evolução, e pronto para se adaptar a qualquer evolução tecnológica que possa surgir.
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